top of page

Ônibus semi-leito: como se diferencia dos outros tipos de acomodação?

Ônibus semi-leito: Você vai viajar e quer conhecer as diferenças entre os diferentes tipos de poltrona? Confira tudo neste post e acerte na escolha!

Um dos meios de transporte favoritos de quem costuma viajar com frequência para visitar a família, ou para conhecer destinos famosos pelo Brasil, é o ônibus semi-leito. Atualmente, não é mais necessário ir à rodoviária para embarcar, já que existem alternativas como plataformas de fretamento que intermedeiam viagens, trazendo muito mais comodidade e facilidades aos passageiros.

Entre essas comodidades está a possibilidade de escolher acomodações variadas. São muitas opções e cada uma delas tem características próprias. Por isso e para ajudar você na decisão, elaboramos este post completo sobre os tipos de acomodações que você pode encontrar nos melhores ônibus do Brasil e o que deve ser considerado para escolher por aquela que mais se adequa às suas necessidades.

E aí, pronto para embarcar nessa com a gente? Então, é só continuar a leitura!



1. Por que conhecer os tipos de acomodação no ônibus?

Em meio às diferentes possibilidades de transporte como ônibus, carro e avião, a que oferece a maior variedade de acomodações é o ônibus. Por isso, é legal saber e compreender as características de cada uma delas.

Cada viajante é diferente e tem necessidades distintas. Considerando isso, podemos afirmar que, na verdade, não existe um tipo de acomodação ideal, mas sim uma que atende melhor às necessidades e os interesses de cada um. Portanto, é muito importante que as pessoas conheçam as possibilidades, para que possam pesar os prós e os contras de cada uma, a fim de acertar na escolha do lugar dentro do ônibus.

Viajantes que têm dores nos joelhos, por exemplo, devem considerar selecionar um tipo de poltrona que permita que as pernas fiquem esticadas. Já os mais jovens, que não têm lesões, dores e viajam com pouco dinheiro, podem preferir economizar e escolher pela opção mais barata.

Agora que você já entendeu o porquê é importante conhecer os diferentes tipos de acomodação dentro do ônibus, vamos mostrar quais são principais características que diferenciam umas das outras e que provavelmente você analisará no momento da sua compra:


Conforto e espaço

Uma das principais características que mudam de um tipo de acomodação para outro, é o conforto. Ele é caracterizado principalmente pelo espaço que existe para que o viajante se movimente e pelo ângulo de inclinação das poltronas.

Uma pessoa pode escolher ir sentada durante toda a viagem, com um espaço pequeno entre a sua poltrona e a da frente e com uma possibilidade limitada de inclinação, ou optar por uma acomodação mais confortável e que permita se esticar ou até mesmo deitar durante o trajeto.


Custo

Poltronas mais confortáveis vão custar mais do que não proporcionam tanto essa vantagem. Esse atributo é a principal diferença que vai existir entre os dois modelos e, por isso, a decisão é pessoal e cada um deve considerar se vale investir um pouco mais nisso ou não.


Duração da viagem

Outro fator importante que deve ser considerado no momento de escolher uma acomodação mais confortável ou mais barata é a duração da viagem de ônibus. Optar por mais conforto, mesmo investindo um pouco mais, pode ser o grande diferencial em uma viagem mais longa. Afinal, ninguém que chegar cansado e com dor ao seu destino.


2. Acomodação convencional

A acomodação convencional é a mais simples encontrada nos ônibus e, por consequência, a que tem um valor mais atrativo. Por esse motivo, essa acaba sendo a opção preferida para aquele viajante conhecido como mochileiro do busão, que curte conhecer lugares novos, aproveitando ao máximo a viagem e sem gastar muito dinheiro.

Como conforto se compra, a acomodação convencional não é a melhor opção para quem está disposto a investir um pouco mais para viajar com aconchego e tranquilidade. O encosto do banco tem uma inclinação relativamente baixa, variando a angulação entre 135° e 150° graus. O veículo nem sempre é equipado com ar-condicionado e tende a não ter televisão a bordo.

A opção convencional também não dispõe de apoio para os pés, fazendo com que os joelhos fiquem flexionados durante todo o tempo. Além disso, o apoio para os braços são divididos, ou seja, o braço direito de quem está na janela e o esquerdo de quem está no corredor devem disputar o apoio do meio entre as poltronas.

Essas características, além de fazerem da acomodação convencional a com o menor preço entre todas as outras opções, também a faz ser a mais desconfortável. Por esse motivo, ela não é recomendada para viagens de longas distâncias, sendo preferível optar pela convencional quando o tempo total até o destino final for menor.

Por fim, sempre que a opção for esse tipo de acomodação é interessante viajar com algum conhecido no banco ao lado, já que o espaço é reduzido e há a constante interação entre o apoio do meio do banco.


3. Acomodação executiva

A acomodação do tipo executiva é um nível a mais que a convencional, mas, ainda assim, não é muito indicada para quem vai viajar longas distâncias ou para quem gosta de movimentar as pernas e ter um espaço mais livre para descansar os braços. Assim como a acomodação anterior, na executiva não há apoio para os pés, e o dos braços entre as poltronas deve ser dividido entre os passageiros.

A poltrona pode ser um pouco maior que a convencional e mais confortável, mas a inclinação é a mesma da classe anterior, não passando de 150°. Algumas empresas oferecem um serviço de bordo mais elaborado no ônibus executivo, disponibilizando água, banheiro com cabine pressurizada e televisões no corredor comuns a todos os passageiros.

Embora o ônibus executivo, assim como o convencional, não seja tão confortável, sabemos que muitas pessoas acabam optando por ele quando disponível devido ao valor da tarifa ser menor.

Por isso, se você quer economizar, não tem nenhum tipo de lesão e está disposto a enfrentar algumas horas de estrada sentado na mesma posição, essa é a escolha perfeita! Para ficar um pouco mais confortável, considere levar um apoio para o pescoço e não se esqueça do fone de ouvido.


4. Acomodação semi-leito

A próxima acomodação na hierarquia é o ônibus semi-leito. Seguindo a linha de proximidade entre as características, o semi-leito é uma evolução do executivo, com algumas particularidades que se assemelham ao modelo anterior, como o ângulo de inclinação da poltrona que não costuma mudar de um tipo de acomodação para o outro.

Apesar de a poltrona não reclinar mais que no executivo ou no convencional, há algumas diferenças que fazem o ônibus semi-leito ser um pouco mais confortável que as classes anteriores. A mais marcante delas é que nesse tipo de acomodação há a possibilidade de apoiar os pés. Isso permite que o viajante não precise ir durante todo o trajeto com os joelhos flexionados, podendo alternar a posição das pernas entre dobradas e esticadas.

Em um primeiro momento pode parecer que essa característica por si só não altere tanto o conforto. Contudo, ter a possibilidade de apoiar as pernas em uma viagem, mesmo que seja de média distância, já é um grande diferencial.

Além disso, o ônibus semi-leito também disponibiliza uma poltrona um pouco maior e mais confortável e um serviço de bordo um pouco mais completo. Nesse tipo de acomodação é comum ter disponível, além da água mineral, outros benefícios como travesseiros, mantas e um bom sistema de ar-condicionado.

A televisão costuma ser compartilhada entre todos os passageiros, sendo comum ter uma tela para os presentes mais a frente e outra para aqueles que sentam mais ao fundo.



5. Acomodação leito

A primeira grande diferença entre o leito e o semi-leito é que na primeira opção as poltronas são mais espaçosas. O ângulo em que o banco reclina também é maior, permitindo que a pessoa fique quase deitada. Assim como no semi-leito, o leito também conta com apoio para os pés, que muitas vezes é diferenciado permitindo esticar toda a perna. O apoio para os braços é individual e há ar-condicionado em todos os ônibus.

Esse tipo de acomodação é a opção ideal para aquele viajante que gosta de conforto e quer aproveitar o trajeto na estrada com comodidade. Apesar de ter um valor um pouco mais elevado, ele não é muito mais caro que o semi-leito, mas o conforto extra pode fazer toda a diferença durante a viagem.

Se você está em dúvida entre o semi-leito e o leito, há três fatores que você pode considerar para tomar uma decisão: o horário da viagem, o tempo que leva para chegar até o destino e o número de dias que você ficará nele.

Se o sua viagem ocorrer durante a noite, a melhor escolha será o leito, que permite esticar o corpo com um pouco mais de conforto. Essa também é a melhor opção para trajetos mais duradouros, já que um número de horas elevado em uma acomodação desconfortável pode ser muito ruim.

Por fim, se o número de dias no destino final for pouco, também é interessante optar pelo leito, pois, assim, você chegará muito mais disposto para aproveitar a viagem desde o primeiro momento.


6. Acomodação leito-cama

Assim como existem os viajantes que gostam de economizar, também há aqueles que não abrem mão do conforto. Para esse time, a acomodação ideal é a leito-cama. Nela, a poltrona pode reclinar até 180° graus, ficando totalmente na horizontal. Além disso, o apoio para os pés sobe até a altura da poltrona, permitindo que a pessoa possa dormir e descansar em uma cama sobre rodas durante todo o trajeto.

O encosto também é mais largo, tornando possível, inclusive, que a pessoa vire de lado. Além disso, a opção leito-cama também é muito mais reservada, já que grande parte dela vem com cortinas.

Então, se você quer ter conforto, aconchego e privacidade, e está disposto a gastar um pouco mais na passagem, compre um bilhete de cama-leito e aproveite uma boa noite de sono na estrada.


7. Acomodação cama premium

Alguns ônibus contam com a acomodação cama premium. Além de toda a comodidade que a cama leito oferece, a premium também conta com a possibilidade de ativar um botão de massagem e com opções de entretenimento individualizados.

Normalmente, nessa acomodação cada viajante pode desfrutar de um aparelho eletrônico acoplado na poltrona da frente, que permite que o passageiro se divirta com as diversas mídias disponíveis como filmes, jogos e músicas.


8. Poltrona preferencial para mulheres

Por fim, entre as muitas possibilidades de acomodação, não poderíamos deixar de falar sobre um serviço especial oferecido pela Buser: os assentos preferenciais para mulheres. Essa ação é muito interessante, pois a maioria das mulheres já sofreu algum tipo de assédio no transporte público brasileiro.

Assim, dentro do ônibus a empresa marca com uma capa diferente aquelas poltronas que são reservadas, preferencialmente, para o público feminino, tornando a viagem mais segura e tranquila.


9. Como escolher?

Se você chegou até aqui e ainda está processando as informações, talvez possa pensar: e agora, como escolho a partir de tudo isso? Para ajudar a tomar a decisão final, neste tópico vamos relembrar o que você precisa considerar para acertar na opção de acomodação de ônibus, lembrando sempre que a decisão é muito pessoal — não existe certo e errado. Anote aí alguns questionamentos que você pode se fazer.

  • Meu dinheiro está contado ou posso investir um pouco mais e ter um conforto maior?

  • Quantas horas eu aguento sentado, sem esticar os joelhos?

  • Vou viajar sozinho ou com alguém do meu lado?

  • Me importo em ficar muito próximo de outra pessoa?

  • Quanto vale o investimento para poder dormir esticando todo o corpo em uma viagem noturna?

A partir dessas perguntas, o viajante pode sondar o custo versus o benefício de cada opção. Assim, a probabilidade de fazer a escolha certa tende a ser mais elevada.



44 visualizações0 comentário
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

bottom of page