top of page

Passeio de trem Curitiba a Morretes – Trem Serra do Mar Paranaense


O passeio de trem Curitiba a Morretes, pela Serra do Mar Paranaense, é o mais bonito do Brasil, e também um dos 10 melhores do mundo.


Foi escolhido segundo avaliação do norte-americano The Wall Street Journal e do jornal britânico The Guardian.

A viagem que começa em Curitiba e vai até Morretes, tem duração de 3 a 4 horas, num percurso de 65 quilômetros. O visual do percurso de serra é espetacular, composto por pontes, viadutos, túneis, penhascos e cachoeiras, em meio a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.




Já fizemos outros passeios de trem no Brasil. Os outros foram: No Trem das Termas , em Piratuba, Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá, o passeio de Campos do Jordão e uma viagem de Maria Fumaça de Vacaria a Lages. Também viajamos de trem no trecho de Ollamtaytambo a Machu Pichu, no Peru, num percurso muito bonito.



História da Ferrovia Paranaguá Curitiba

A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que tem 130 anos de história, atravessa a maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil, e é considerada uma importante obra de engenharia, ainda mais na época em que foi concluída (1885).


Uma das principais atrações da ferrovia é a Ponte metálica São João, construída na Bélgica e montada no local, tem 112 m de extensão, 70 m de vão livre e 55 m de altura.

O destino final do passeio é a cidade de Morretes, fundada na época da ferrovia, com arquitetura de casarões e igrejas.


Como é o Passeio de trem Curitiba a Morretes

O serviço é operado pela empresa Serra Verde Express que oferece diversas opções do passeio, desde a classe turística, em linha diária, até as litorinas de luxo, que intitularam o Trem de Curitiba a Morretes como o primeiro trem de luxo do país.

A viagem começa na Estação Rodoferroviária de Curitiba, de onde o trem parte as 8:15 h. O passeio de trem mais bonito do Brasil tem seu início sem muitas atrações, segue em meio a cidade e por áreas de mananciais.

Ponte São João ao fundo

A parte espetacular do passeio é a descida da Serra do Mar, onde o trem passa ao lado de cachoeiras, penhascos, por 30 pontes e 14 túneis, com destaque para Ponte metálica São João e o Viaduto Carvalho.

Passando pela ponte São João

As melhores paisagens da viagem para mim, foram: A Ponte São João, o trecho que passa pelo Pico e Garganta do Diabo e as vistas espetaculares da Serra do Mar e do Pico do Marumbi, com mais de 1.500 m de altitude.



Penhascos da Serra do Mar

A viagem tem duração normal de três horas, mas pode durar bem mais devido ao encontro com trens cargueiros. Durante o passeio tivemos que esperar a passagem de 3 comboios, com isso chegamos as 12:45 h em Morretes.

O passeio é narrado por um guia que durante a viagem conta a história e fatos curiosos sobre o trem e a ferrovia. Nosso guia foi o simpático e atencioso Edwin.

A Serra Verde Express oferece também o passeio no sentido contrário. Indo de Curitiba a Morretes de Van e subindo de trem, à tarde. Fizemos este passeio também em novembro de 2018.


105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

bottom of page