top of page

Passeio de trem Curitiba a Morretes – Trem Serra do Mar Paranaense


O passeio de trem Curitiba a Morretes, pela Serra do Mar Paranaense, é o mais bonito do Brasil, e também um dos 10 melhores do mundo.


Foi escolhido segundo avaliação do norte-americano The Wall Street Journal e do jornal britânico The Guardian.

A viagem que começa em Curitiba e vai até Morretes, tem duração de 3 a 4 horas, num percurso de 65 quilômetros. O visual do percurso de serra é espetacular, composto por pontes, viadutos, túneis, penhascos e cachoeiras, em meio a maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.




Já fizemos outros passeios de trem no Brasil. Os outros foram: No Trem das Termas , em Piratuba, Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá, o passeio de Campos do Jordão e uma viagem de Maria Fumaça de Vacaria a Lages. Também viajamos de trem no trecho de Ollamtaytambo a Machu Pichu, no Peru, num percurso muito bonito.



História da Ferrovia Paranaguá Curitiba

A Ferrovia Paranaguá-Curitiba, que tem 130 anos de história, atravessa a maior área de Mata Atlântica preservada do Brasil, e é considerada uma importante obra de engenharia, ainda mais na época em que foi concluída (1885).


Uma das principais atrações da ferrovia é a Ponte metálica São João, construída na Bélgica e montada no local, tem 112 m de extensão, 70 m de vão livre e 55 m de altura.

O destino final do passeio é a cidade de Morretes, fundada na época da ferrovia, com arquitetura de casarões e igrejas.


Como é o Passeio de trem Curitiba a Morretes

O serviço é operado pela empresa Serra Verde Express que oferece diversas opções do passeio, desde a classe turística, em linha diária, até as litorinas de luxo, que intitularam o Trem de Curitiba a Morretes como o primeiro trem de luxo do país.

A viagem começa na Estação Rodoferroviária de Curitiba, de onde o trem parte as 8:15 h. O passeio de trem mais bonito do Brasil tem seu início sem muitas atrações, segue em meio a cidade e por áreas de mananciais.

Ponte São João ao fundo

A parte espetacular do passeio é a descida da Serra do Mar, onde o trem passa ao lado de cachoeiras, penhascos, por 30 pontes e 14 túneis, com destaque para Ponte metálica São João e o Viaduto Carvalho.

Passando pela ponte São João

As melhores paisagens da viagem para mim, foram: A Ponte São João, o trecho que passa pelo Pico e Garganta do Diabo e as vistas espetaculares da Serra do Mar e do Pico do Marumbi, com mais de 1.500 m de altitude.



Penhascos da Serra do Mar

A viagem tem duração normal de três horas, mas pode durar bem mais devido ao encontro com trens cargueiros. Durante o passeio tivemos que esperar a passagem de 3 comboios, com isso chegamos as 12:45 h em Morretes.

O passeio é narrado por um guia que durante a viagem conta a história e fatos curiosos sobre o trem e a ferrovia. Nosso guia foi o simpático e atencioso Edwin.

A Serra Verde Express oferece também o passeio no sentido contrário. Indo de Curitiba a Morretes de Van e subindo de trem, à tarde. Fizemos este passeio também em novembro de 2018.


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments