top of page

Quais são os principais museus do Brasil? 5 melhores para conhecer



Você sabe quais são os principais museus do Brasil? Muitas pessoas têm o hábito de fazer passeios culturais ao viajar para o exterior, mas fazer o mesmo pelo nosso país é igualmente importante para conhecer diferentes culturas, histórias e arte locais.

Tem interesse pelo tema? Quer conhecer os 5 principais museus do Brasil e suas características? Então, continue a leitura do post e confira nossas dicas!


1. Inhotim - Brumadinho (MG)

O museu de Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, a aproximadamente 60 km de Belo Horizonte, se destaca dos demais por ser a céu aberto em uma grande área verde.

Seu principal diferencial é a união entre a natureza e obras artísticas, em uma perfeita singularidade. O local tem um jardim com mais de 4 mil espécies de plantas e 22 galerias. Vale a pena conhecer!


2. Museu Oscar Niemeyer (MON) - Curitiba (PR)

O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, é conhecido como “Museu do Olho”, justamente por causa do seu formato peculiar, e conta com aproximadamente 2 mil peças em seu acervo.

Como o próprio nome do museu sugere, o prédio foi arquitetado por Oscar Niemeyer e em seu interior é possível encontrar obras de importantes artistas, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.


3. Museu Ricardo Brennand - Recife (PE)

O Museu Ricardo Brennand, em Recife, é um dos museus do Brasil que mais recebem visitantes — cerca de 2 milhões de pessoas passam por lá a cada ano!

Sua entrada conta com uma parede medieval que remete a uma fortaleza, unido a modernidade e a Idade Média. Entre as coleções do museu, se destacam “As Paisagens Brasileiras do Século XIX” e “Frans Post e o Brasil Holandês”.


4. Pinacoteca - São Paulo (SP)

Quando o assunto são os principais museus do Brasil não podemos deixar de lado a Pinacoteca de São Paulo, um projeto do arquiteto Ramos de Azevedo realizado no ano de 1895 para ser o primeiro museu de artes do estado. Na ocasião, o local foi chamado de Liceu de Artes e Ofícios.

A Pinacoteca passou a funcionar apenas em 1911 e, atualmente, tem um acervo de mais de mil obras, inclusive com um local voltado para a restauração de peças antigas.


5. Museu do Amanhã - Rio de Janeiro (RJ)

A cidade do Rio de Janeiro, que já era conhecida por causa de suas belezas naturais, monumentos e eventos famosos, apostou na criação do Museu do Amanhã para também se firmar como uma cidade cultural.

O Museu do Amanhã, um projeto de arquitetura da Santiago Calatrava, é um museu de artes e ciências localizado na Praça Mauá — a sua criação também teve como finalidade a reurbanização da zona portuária da cidade.

Seu acervo principal tem uma exposição digital com foco em ideias e não em objetos que visam alertar os visitantes acerca da degradação ambiental, alterações climáticas e colapso social. O Museu do Amanhã se destaca por causa de sua construção e escolhas sustentáveis.

Agora que você já sabe quais são os principais museus do Brasil, procure programar a sua próxima viagem para algum dos destinos que apresentamos para conhecê-los e, é claro, também fazer outras atividades!

10 visualizações0 comentário
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

bottom of page