top of page

Passeio de 1 dia com Cachoeiras Próximo a Campinas

E a melhor parte, com passeios gratuitos pelo caminho!


Passeio onde você visita, Piracicaba, Águas de São Pedro, São Pedro e o Camping Saltão.

DIVULGAÇÃO CAMPING SALTÃO

Sua primeira parada turística será em Piracicaba onde poderá conhecer o aquário municipal, o bairro monte alegre, o engenho central e rua do porto!



1 - PIRACICABA


Aquário Municipal

O Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves” foi inaugurado em 19 de setembro de 2012 e localiza-se no Parque do Mirante, com vista privilegiada do salto do rio Piracicaba. O espaço, que é administrado pela Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA), conta com três aquários, com mais de 70 espécies e mais de 2.000 peixes nativos de diversos países da Ásia, África, Europa e América, além de dois lagos, com diversos peixes do Brasil e carpas.


Bairro Monte Alegre

O bairro Monte Alegre surgiu no século XIX com a chegada dos imigrantes italianos para trabalhar na Usina de Cana-de-Açúcar. Mais tarde, em 1910, a Usina foi adquirida por Pedro Morganti, que construiu uma colônia, as margens do Rio Piracicaba, e que serviu de moradia para os 1700 moradores da época. O local possuía médicos,farmácia, escola, mercearia, armazém, padaria, cinema, biblioteca, clube de futebol e a Capela de São Pedro, construída em 1930, nos moldes da Igreja Bozzano, a pedido de Morganti, para que os moradores se sentissem próximos de sua terra natal e de sua fé. Atualmente, o bairro vem se transformando em centro cultural e gastronômico.


Engenho Central


O antigo Engenho de Açúcar foi fundado em 19 de janeiro de 1881 pelo Barão de Rezende, na margem direita do Rio Piracicaba e foi um dos mais importantes produtores de açúcar a álcool até 1950, quando houve uma queda na produção, devido a falta de mão-de-obra especializada, dificuldade de manutenção das máquinas e a concorrência com países latino-americanos. Vendido em 1889 para três franceses Durocher, Doré e Maurice Allain, passou a chamar Societé de Sucrerie Brèsilliennes e a produzir cerca de cem mil sacas de açúcar e três milhões de litros de álcool por ano. Desativada em 1974, o Engenho Central é reconhecido atualmente como patrimônio histórico da cidade, sendo tombado pelo CODEPAC em 1989. Hoje sedia eventos como a “Paixão de Cristo”, o Salão Internacional de Humor, a Festa das Nações e abriga o Teatro Municipal Erotídes de Campos e a Secretária Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). (Fonte: DPH).


Rua do Porto