O que levar para a praia? Confira o guia completo!



Conheça as nossas dicas sobre o que levar para praia, pra que tudo em sua viagem ocorra de acordo com o planejado.

Viajar para curtir o litoral é, sem dúvidas, uma das melhores opções para o verão e o grande desejo de boa parte dos viajantes. Afinal, quem não gosta de apreciar a beleza do mar, não é mesmo?!

Ocorre que, no momento em que esse desejo finalmente está perto de se concretizar, surge uma dúvida: o que levar para praia? Nesse momento, é preciso estar atento para não esquecer os itens que realmente importam e incluí-los em sua mala de mão do ônibus.

Se você está planejando uma viagem para o litoral, precisa continuar a leitura deste post para conferir um conteúdo completo sobre o que levar para praia. Não perca!


Quando viajar para a praia?

O litoral é um excelente destino para viajar, sendo que, inclusive, muitas pessoas o consideram como o melhor tipo de passeio. Além de tudo, é também um local extremamente democrático para todos, com muitas possibilidades de lazer para solteiros ou casais, sejam eles jovens ou estejam eles na melhor idade, assim como também para famílias com ou sem crianças.

Todos se encaixam no ambiente praia, além de ser difícil resistir a tomar um banho de mar, sentindo-se à vontade debaixo de um guarda-sol com os pés na areia e contemplar um lindo pôr do sol ao final do dia.

A estação mais procurada para viagens ao litoral e considerada como a melhor época para viajar é, sem dúvidas, o verão. Durante essa estação é possível encontrar o maior fluxo de pessoas de férias, principalmente próximo às festividades de final de ano.

É uma época ideal para aqueles que gostam de cuidar do bronzeado enquanto relaxam na praia, já que o clima é de sol e calor intenso e as chuvas costumam ser apenas “pancadas” isoladas que ocorrem durante o dia.



Além disso, durante o verão a praia fica muito mais animada e badalada, e alguns locais até levam fama pelo clima de paquera — o que também se torna um atrativo para o público solteiro.

Já na meia-estação (primavera e outono), o fluxo de pessoas costuma reduzir de maneira considerável. Por essa razão, é um período ideal para descanso e sossego, pois as praias contam com menos trânsito e filas do que o verão.

A primavera e o outono costumam ser os períodos prediletos dos surfistas, pois é uma época em que as praias ficam mais adequadas para a prática de esportes aquáticos, já que estão mais vazias. Outra característica é a diminuição do sol, o que pode ser um ponto positivo para algumas pessoas.

O inverno, por sua vez, costuma ser a época menos procurada pelos viajantes, em razão de suas temperaturas mais amenas. Contudo, é preciso lembrar que o Brasil é um país tropical e que, portanto, mesmo durante essa estação é possível encontrar dias ensolarados no litoral.

Assim, os meses de inverno também podem ser uma boa opção para viajar ao litoral, além de ser uma época de baixa temporada, fator que influencia diretamente no custo total da viagem, pois durante esse período os valores de hospedagem, transporte e passeios costumam ser mais baixos, especialmente se você optar por um dos destinos mais baratos do Brasil.



Por que é importante montar a mala com cuidado?

Às vezes, a empolgação gerada pela viagem e a falta de planejamento, resultam em exagero nos itens de sua mala, o que deixa ela demasiadamente pesada com itens que você provavelmente nem sequer vai utilizar.

Contudo, a situação contrária também costuma ser prejudicial, afinal, não é agradável precisar de um item imprescindível — como remédio, calçado, protetor solar e itens de higiene — e não encontrá-lo em sua mala.

Para evitar ambas as situações, é importante planejar os tipos de atividades que você pretende fazer durante a viagem para ter ideia das roupas que precisará, no momento em que for fazer a sua mala.

Dessa maneira, é possível visualizar com calma as suas necessidades, de acordo com a quantidade de dias que você vai passar na praia, se vai praticar algum esporte e em quantas noites você pretende sair para bares, baladas ou restaurantes para realizar um dos roteiros gastronômicos do Brasil. Ou seja, planejar o seu roteiro é essencial para te ajudar a arrumar a mala.

No momento de montar a mala também é importante que, antes de fechá-la pela última vez, você faça uma revisão completa de todos os itens que você pretende levar. Em geral, especialmente em razão da grande quantidade de itens que é preciso pegar, é normal esquecer-se de algo muito útil ou importante, como os que vão na nécessaire ou na bolsa de praia.



O que não pode faltar na mala de viagem para a praia?

Agora que você já sabe qual é a importância de montar a mala com cuidado, deve estar se perguntando o que você não pode se esquecer de levar quando for fazer uma viagem para a praia. Para ajudá-lo vamos apresentar, a seguir, algumas dicas.

Inicialmente, é importante falarmos sobre as roupas, que podem ser separadas em três categorias dentro da mala de viagem para praia: roupas de banho, calçados e roupas para o dia a dia.

No caso das roupas de banho, é preciso fazer escolhas confortáveis e, de preferência, optar pelos tecidos de rápida secagem, sendo que hoje em dia existem até mesmo modelos que oferecem proteção solar. Lembre-se, ainda, de levar uma toalha de banho.

É importante pensar com calma nos modelos de maiôs, sungas e biquínis que você colocará em sua mala, já que no litoral usamos esse tipo de traje com frequência. O ideal é optar por peças que proporcionam conforto para que o seu dia na praia seja ainda mais agradável.

Para quem pretende fazer algum passeio logo depois de um dia de praia, antes mesmo de retornar para a sua hospedagem, é interessante investir numa saída de praia, já que se trata de uma peça única que é mais fácil de ser transportada.

Para o dia a dia, o ideal é separar algumas blusas, bermudas e camisetas, de tecido leve. Tenha em mente que é preciso levar, no mínimo, uma peça para cada dia de viagem, pois em muitas hospedagens não é possível lavar roupas.

Os modelos de shorts, bermudas e calças devem ser pensados para cada ocasião, como para ir à praia, relaxar no local de hospedagem ou sair à noite. Não se esqueça de roupas íntimas e aqueles que pretendem praticar alguma prática esportiva, também devem se lembrar das roupas de ginástica.



Para o rosto, o ideal é levar, pelo menos, um boné ou chapéu, além de óculos de sol, pois são acessórios que oferecem proteção extra para a região facial (local que costuma ser mais delicado do que os demais), além da proteção que é oferecida pelo protetor solar.

Para os pés, é imprescindível ter em sua mala alguns calçados apropriados, como chinelos e sandálias abertas (peças que são fáceis de limpar, não afundam na areia e ainda são frescas e deixam o pé menos coberto), ao menos um par de tênis e meias. Se você pretende frequentar um local mais formal, como uma festa, também leve um calçado para a ocasião, como um sapato ou uma sandália.

Por fim, não se esqueça de levar roupas para dormir, como pijamas, e roupas íntimas (cuecas e calcinhas). Além disso, sempre tenha pelo menos um agasalho em sua mala, independentemente da estação em que você for realizar a sua viagem para a praia, já que mesmo durante o verão é possível enfrentar dias com temperaturas mais amenas, especialmente durante a noite.



O que levar na necessaire?

Muitas pessoas esquecem de levar para a praia os itens da necessaire, mas eles também são fundamentais nesse tipo de viagem e, apesar de muitas vezes ser possível encontrá-los em farmácias, é sempre melhor já tê-los em mãos num momento de necessidade.

Além disso, quando deixamos para comprar os produtos apenas no local de destino, corremos o risco de não encontrar todos os itens necessários ou os produtos da sua marca favorita. Além de haver a possibilidade de encontrá-los por um preço mais elevado.

No que diz respeito aos itens de higiene pessoal, é preciso colocar em sua necessaire os seguintes itens:

  • desodorante;

  • sabonete;

  • shampoo;

  • condicionador;

  • creme de cabelo;

  • barbeador;

  • creme para barbear;

  • escova de dentes;

  • pasta de dente;

  • fio dental;

  • enxaguante bucal;

  • escova ou pente de cabelo;

  • perfume;

  • repelente de insetos;

  • cortador de unhas, especialmente no caso de viagens mais longas.

Levar em uma necessaire determinados medicamentos também pode evitar problemas durante a sua viagem, como os seguintes remédios:

  • analgésicos;

  • antialérgicos;

  • antigripais;

  • remédios para o estômago;

  • medicamentos para enjoo;

  • descongestionantes;

  • remédios frequentes de uso contínuo;

  • curativos.

Por fim, a praia é um local que requer ainda mais cuidados com a pele e, portanto, é indispensável colocar em sua necessaire:

  • protetor solar;

  • hidratante para ajudar a sua pele a prolongar o bronzeado e evitar descascados;

  • produtos pós sol para aliviar eventuais incômodos que podem ocorrer.

É válido ressaltar, ainda, que em uma viagem para a praia é indispensável ter um protetor solar de qualidade e com elevado fator de proteção, pois cuidar da pele é fundamental e a exposição excessiva desprotegida ao sol, além de ocasionar incômodos e dores, é capaz de gerar graves prejuízos a saúde no futuro.



O que colocar na bolsa de praia?

Mesmo depois de chegar ao seu destino, é comum ainda ter dúvidas sobre o que levar para praia, mas existem alguns itens que são indispensáveis e que tornam o momento mais agradável. Um deles é a bolsa de praia que, por si só, já é um item importante, pois tem como objetivo manter protegido os seus itens pessoais, contra areia e água.

A toalha, por exemplo, é um item que não pode faltar na bolsa de praia, pois ajuda a retirar do corpo a areia e água salgada. Já a canga, independentemente do modelo escolhido, é uma boa alternativa para usar como proteção ao sentar ou deitar na areia, além de também ser possível utilizar como saída de praia.

Levar documentos pessoais e dinheiro (seja em espécie ou cartão) para que seja possível consumir na praia e comprar comidas, bebidas e até mesmo lembranças, também é imprescindível, além de serem itens fundamentais em uma situação de emergência.

Os itens de proteção, como óculos de sol que protege os olhos dos raios solares e chapéus, também não podem faltar em sua bolsa de praia, uma vez que eles também conferem mais conforto ao seu dia.

Para aproveitar o clima da melhor maneira também é possível incluir em sua bolsa de praia um passatempo, como um livro que você quer muito ler ou aparelhos sonoros com uma playlist com as suas músicas preferidas.


O que levar quando a viagem é de ônibus?

Aqueles que gostam de descansar durante o trajeto, também podem apostar nas máscaras tapa olhos, pois com esse item é possível tornar o ambiente escuro e, portanto, mais propício para dormir, mesmo nos casos em que a viagem é realizada durante o dia.

Especialmente nos casos em que a viagem de ônibus é realizada com a Buser, não se esqueça de levar um dispositivo com acesso à internet, como um smartphone ou tablet, para assistir a filmes e séries durante o trajeto na estrada, pois nossos veículos contam com Wi-Fi gratuito.

6 visualizações0 comentário
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

Rua São Tomé, 262

Campinas, SP 13068-405

© 2021 por Novo Turismo.

Orgulhosamente criado com Super 8 - MD

Assine a nossa newsletter