top of page

Mês da Consciência Negra tem programação especial em Campinas


O Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, contará com uma série de atividades em Campinas, como mostras de cinema, feiras de artesanato, simpósios, oficinas, mesas de debate sobre as políticas de promoção racial e racismo, rodas de capoeira, exposição de bonecas negras e contação de história, apresentações culturais, minicursos e exposições.

A programação foi aberta no 1º fim de semana do mês, com um concerto que reuniu a Sinfônica de Campinas, o sambista Nelson Sargento e o rapper Criolo na Concha Acústica do Taquaral, domingo (3), que atraiu um público de 7 mil pessoas.

O objetivo da extensa programação é debater as políticas públicas de promoção da igualdade racial e os avanços e desafios das ações voltadas para a população negra do município.

De acordo com os organizadores, um dos eventos mais importantes do Mês da Consciência Negra é o envio, para a Câmara Municipal, do projeto de lei que cria cotas para negros nos concursos públicos da Prefeitura. Durante a atividade, também será assinado o decreto que institui o Plano Municipal de Políticas da Promoção da Igualdade Racial, que compõe uma série de ações no sentido de promover a igualdade e o desenvolvimento da população negra e afrodescendente. O PL contempla, além da administração direta, as autarquias, fundações, empresas públicas e as sociedades de economia mista controladas pelo município.


Simpósio


Outra atividade de destaque será o Simpósio de Saúde da População Negra, ação que está sendo elaborada pelas secretarias de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Saúde, em parceira com a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

O evento será no dia 12 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas. O Simpósio faz parte dos esforços para implementação do Plano Nacional de Saúde da Integral da População Negra no Município de Campinas e tem como propostas promover a visibilidade ao tema e a reflexão sobre os avanços, conquistas e desafios para a promoção integral da saúde da população negra; capacitar os profissionais na promoção de acesso e acolhimento da população negra em serviços de saúde; reconhecer o racismo e buscar formas eficazes de enfrentá-lo e refletir sobre o racismo como condição social limitante ao acesso a serviços e tratamentos.


Marcha Zumbi dos Palmares

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será realizada a Marcha “Zumbi dos Palmares”, às 10h, com concentração na Estação Cultura.A programação do Mês da Consciência Negra está sendo organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos em parceira com as Secretarias de Educação, Saúde e Cultura, e pelas instituições e organizações da sociedade civil e universidades.


Veja a programação completa: acesse o link


Fonte: assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campinas

Foto crédito: Carlos Bassan (divulgação)

4 visualizações0 comentário
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

bottom of page