top of page

Fotos de viagem: confira dicas de fotografia

Fotos de viagem: veja as melhores dicas de fotografia para capturar os melhores momentos na sua próxima viagem.

Depois de sonhar com um destino e planejar uma viagem, é hora de desfrutar de experiências incríveis e registrar tudo é indispensável, não é mesmo? Cada vez mais somos expostos a fotos de viagem que nos fazem sonhar com as desejadas férias. Essas imagens podem parecer profissionais, mas muitas delas são feitas por amadores. O grande diferencial é saber fazer fotos de viagens.

Não existe nenhum segredo para garantir fotos lindas, mas sim, algum conhecimento e um pouco de prática. Por isso, é importante saber algumas configurações básicas de fotografia e explorar algumas dicas. É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe!




Principais dicas de fotografia

Sem mais delongas, apresentaremos algumas dicas importantes para que suas viagens sejam registradas com o máximo de qualidade e beleza. Veja a seguir algumas dicas essenciais.


Busque o ângulo certo

A angulação é muito importante para realçar a imagem e trazer o diferencial necessário para que ela se destaque. Em muito pontos turísticos, como o Cristo Redentor e a Torre de Pisa, por exemplo, é bastante comum ver aquelas imagens tradicionais, como a de pessoas "segurando" a Torre de Pisa ou de braços abertos no Cristo Redentor.

Portanto, se a ideia é destacar a foto das demais, procure ângulos novos utilizando elementos e posições não tradicionais. A luz, se utilizada da maneira certa pode dar à foto aquele destaque que faltava. É interessante também, subir em objetos, agachar ou até deitar para conseguir o ângulo certo. Portanto, utilize a imaginação e faça diversos testes.


Saiba fazer o enquadramento da foto

A composição da foto é um dos fatores que realçam e dão destaque ao cenário fotografado. Esse é um momento de se envolver com a imagem e montar uma composição interessante. Nivelar o horizonte e cortar possíveis distrações ajuda a alcançar um bom enquadramento. Muitas vezes, alguns elementos enquadrados, como um barquinho em uma das extremidades, ou até mesmo um casal sentado na borda de uma pedra pode ser o diferencial.



Fique atento ao brilho

O brilho é uma medida de intensidade de luz da foto. Sabe aqueles detalhes que enxergamos nas sombras e nas áreas iluminadas? Então, a exposição da luz é que controla o brilho nessas áreas. Por isso, é importante saber fazer o correto manuseio da exposição de luz, ficar atento a abertura, a velocidade do obturador e a sensibilidade do sensor.

É possível deixar tudo automatizado e conseguir bons resultados. Mas para garantir fotos de viagem com ares mais profissionais. Entenda como controlar o brilho e faça diversos testes para pegar a prática.


Entenda as configurações básicas

É claro que para fazer fotos bonitas não é preciso ser um especialista em fotografia e nem adquirir os melhores equipamentos. Muito pelo contrário, as câmeras e os celulares já registram imagens incríveis com a configuração automática. Porém, sempre é possível melhorar aquilo que já é bom.

Logo, existem 3 configurações que deixarão as suas fotos muito mais marcantes. Veja!



1. ISO (sensibilidade)

O ISO controla a sensibilidade das fotos e influencia na entrada de luz das câmeras. O nível do ISO pode deixar as fotos com mais ou menos ruído.


2. Obturador (velocidade)

Funciona como uma cortina que controla o tempo que a lente fica exposta à luz. Se o tempo de abertura for lento, mais luz chegará a lente e a foto ficará mais clara. O contrário, as fotos ficarão mais escuras. O tempo que o obturador ficará aberto pode ser medido em segundos, minuto ou horas.


3. Diafragma (abertura ou "f")

A abertura do diafragma influenciará, também, na quantidade de luz. A sua regulagem é importante para cenários que contenham mais ou menos luz. Ou seja, em paisagens mais claras, a abertura do diafragma deve ser menor, para que a imagem não fique muito clara. Se a paisagem está mais escura, a abertura deve ser maior.



Tire um tempo para analisar as fotos

Quando estamos viajando, muitas novidades são apresentadas. Afinal, conhecer um destino incrível significa muitos passeios e muitos momentos agradáveis. Por isso, é muito comum chegarmos em casa e encontrar centenas de fotos, sendo algumas delas com pouco qualidade. Quando isso ocorre não dá para voltar no atrativo e refazer as fotos, correto?

Portanto, separe um momento para ver como as suas fotos estão sendo registradas. É bem possível que você encontre erros que podem ser corrigidos se ainda estivermos no destino.


Entenda o básico de edição de fotos

Hoje em dia, os filtros e ferramentas de edição são muito utilizados. Entender de dedicação pode corrigir algumas imperfeições ou dar um destaque especial às cores e movimentos das fotos. Assim, experimente fazer algumas correções como o brilho, a luz, realçar as cores ou até mesmo escurecer a imagem. Os resultados podem ser surpreendentes.


Tente algo novo

As fotos de viagem estão, cada vez mais, sendo padronizadas. Como já exemplificando, é muito comum encontrar viajantes "segurando" a Torre de Piza. Não há nada de errado com isso. Porém, se você quer que as suas fotos se destaquem é preciso apresentar algo novo. Para isso, abuse da criatividade e utilize elementos pouco convencionais que podem ser objetos, pessoas ou animais que componham e agreguem originalidade ao registro.



Busque um protagonista para suas fotos de viagem

Essa é uma dica complementar para tentar algo novo. Uma foto não é apenas uma imagem, ela pode ir além. Com um bom registro é possível passar uma mensagem ou contar uma história breve. Por isso, é importante contar com um protagonista, que pode ser uma árvore, uma pessoa contemplando um pôr do sol ou um animal que componha a imagem.


Fotos de viagem em diferentes cenários

Existem diversos destinos brasileiros para conhecer e cada um têm o seu atrativo e objetivo. Existem lugares com cenários naturais e clima tropical, já em outras regiões, as edificações e construções históricas são o diferencial. Por isso, é importante saber algumas dicas de como otimizar as suas fotos de viagem em diferentes ambientes. Veja a seguir!


Fotos de viagem em praias

As praias costumam ser as queridinhas na hora de escolher uma viagem. Elas são de grande beleza cênica e é impossível não registrá-las. Mas é preciso ter cuidados e entender que cada horário influencia na luz e na qualidade das fotos. Portanto, quando estiver mais claro e com o sol mais forte, tente fazer os registros com um tempo de exposição menor. A chamada Golden Hour, uma hora antes e depois do pôr do sol é perfeito para esses ambientes.


Fotos em matas

Cachoeiras, rios, córregos e ribeirões é o que não faltam em diversos destinos. Cada um tem a sua peculiaridade, mas é possível configurar as câmeras para garantir excelentes registros. Se o ambiente é de mata fechada, em que existe menos luz, certifique-se de que a velocidade do obturador seja lenta e aumento a sensibilidade ISO para garantir mais luz.

Esses ambientes proporcionam elementos incríveis para uma composição perfeita e possibilita colocar movimento e diferentes ângulos de um mesmo cenário. Abuse da criatividade e faça diversos testes.



Ferramentas para melhorar as suas fotos de viagem

Conseguir resultados incríveis sozinho pode ser bastante difícil. E para quem não é um profissional da fotografia, não há a necessidade de dedicar muito tempo só para conseguir o click perfeito. Para isso, é possível contar com algumas ferramentas que corrigirão os erros e darão o destaque necessário na imagem.


Photoshop

Esse é um programa completo e, apesar de ser bastante intuitivo, é utilizado por diversos profissionais da área. Muitas atualizações e ferramentas para edição estão disponíveis nele.


Lightroom

Também um queridinho dos editores de fotos de viagem. Ele possibilita ajustar a exposição e outros ajustes em um grupo de imagens. É utilizado por profissionais e amadores.


VSCO Cam

Com funções interessantes de edição e disponível para smartphones diversos, esse app é mais simples e, com certeza, garante bons resultados para quem utilizá-lo.


É bem simples fazer fotos de viagens incríveis, correto? Basta seguir nossas dicas e colocá-las em prática quando estiver desfrutando do seu próximo destino. A luz é um fator determinante, assim como realizar algumas edições e as ferramentas certas. Assim, suas viagens deixarão as suas redes sociais lindas e as memórias dos momentos desfrutados viva.

10 visualizações0 comentário
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

bottom of page