Como renovar passaporte

O processo para renovar passaporte é o mesmo que você fez para tirar o passaporte. Um pouquinho chato e burocrático. Porém, se não for em época de muitas solicitações, ele pode estar em sua mãos rapidinho.

Mas para começar o processo de renovação de passaporte, vamos às etapas necessárias.



Preenchimento do formulário


No site da Polícia Federal você irá encontrar o formulário em versão eletrônica a ser preenchido para solicitação do passaporte.

Nele você precisa preencher todos os seus dados incluindo informações básicas sobre local de nascimento, gênero, estado civil, entre outras.

O site também irá solicitar dados do seu último passaporte. Se você está só renovando, basta seguir com as outras opções que atendem a sua situação.


Pagar a taxa para concessão do passaporte


Você só vai poder agendar sua ida à Polícia Federal depois de pagar uma taxa.

Funciona assim: depois de completar o seu cadastro, será emitida uma GRU. Junto a ela, é necessário imprimir ou salvar um boleto para pagamento da taxa da GRU dentro do prazo de validade.

O valor da taxa é R$257,25 e é importante guardar o comprovante do pagamento impresso para apresentá-lo à Polícia Federal.


Documentos necessários para renovar passaporte


É necessário ter em mãos alguns dos documentos exigidos. São todos esses documentos listados abaixo (e devem ser originais):

RGCPFÚltimo passaporte e passaporte antigo (se houver)Titulo de eleitor e quitação eleitoral (para ter certeza de que você não esteja em situação irregular com o seu título de eleitor)Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

É importante lembrar que, caso você não tenha o passaporte anterior e nem o boletim de ocorrência em caso de roubo, vai ser necessário pagar uma taxa a parte para a renovação do passaporte.


Apresentar os documentos no Departamento da Polícia Federal


Após o pagamento da taxa do passaporte e de ter reunido todos os seus documentos (incluindo o passaporte antigo), você deve se apresentar na Polícia Federal no dia e horários agendados.

Ao contrário de como funcionava antigamente, hoje você não precisa levar sua foto. A foto é feita lá na Polícia Federal mesmo, quando você estiver lá apresentando seus documentos. Lá eles também irão recolher suas digitais e assinatura.

Depois desse atendimento, você deverá esperar o prazo para retirar o seu passaporte, que costuma ser de 6 dias úteis.

Você pode ir acompanhando a sua solicitação através do site da Polícia Federal. Para isso, você precisa ter o número do protocolo que você entregou no DPF.

Lembre-se que o processo de renovação de passaporte é o mesmo de fazer um primeiro passaporte.


Retirada do passaporte na Polícia Federal


Para a retirada do seu passaporte, você deve ir pessoalmente na Polícia Federal na data e horários agendados com o seu documento de identificação e o protocolo que você recebeu. E pronto! Boa viagem.

Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

Rua São Tomé, 262

Campinas, SP 13068-405

contato@novoturismo.com.br

© 2020 por Novo Turismo.

Orgulhosamente criado com Super 8 - MD

Assine a nossa newsletter