Restaurante receberá clientes em estufas para evitar contaminação

Atualizado: Mai 8

Estabelecimentos deverão seguir uma série de normas com o objetivo de cumprir com o distanciamento social. Haja investimento e criatividade



Em tempos de coronavírus, um dos desafios dos bares e restaurantes é conseguir oferecer um distanciamento mínimo entre os clientes, além de implementar outras medidas que diminuam os riscos de contaminação.

Uma das soluções mais criativas até o momento surgiu na Holanda, que na semana que vem deverá anunciar medidas para a reabertura paulatina do comércio a partir de 21 de maio. Um restaurante vegano de Amsterdã, o Mediamatic Eten, já começou a testar uma nova modalidade de atendimento com mesas colocadas dentro de estufas.

As estruturas de vidro foram posicionadas à beira de um dos canais da cidade. Cada cubículo terá capacidade para até três pessoas, sendo que o grupo deverá ser composto por indivíduos que vivem juntos. Além disso, uma mesma estufa só poderá ser ocupada por duas levas de clientes em uma mesma noite: das 18h às 20h30 e das 20h30 às 23h.



O restaurante ainda aguarda a permissão das autoridades para funcionar dessa maneira. Porém, o Mediamatic Eten já esgotou seu limite de reservas para os meses de maio e junho, o que indica que a ideia fez sucesso entre os moradores de Amsterdã e poderá virar uma tendência.


Ainda na Holanda, a rede de fast food McDonald’s também está planejando alterações em suas lojas para atender o público. Alguns testes já estão sendo realizados na cidade de Arnhem e imagens divulgadas pela Reuters mostram vidros entre as mesas, telas touch-screen para a realização de pedidos, álcool em gel na entrada e locais de espera desenhados no chão para separar os clientes. Também chama atenção a possibilidade dos lanches serem levados em carrinhos e entregues nas mesas.





Restaurantes ao ar livre

Do outro lado da Europa, na Lituânia, o distanciamento social vem se mostrando um desafio. Em uma cidade com calçadas tão estreitas como é o caso do centro histórico de Vilnius, a capital do país, os restaurantes não conseguiriam manter o distanciamento regulamentar de dois metros entre uma mesa e outra. Por esse motivo, o governo permitiu que 18 espaços públicos da cidade sejam usados temporariamente e sem custos para acomodar as mesas de cafés e restaurantes, o que inclui a principal atração de Vilnius, a Praça da Catedral. A decisão transformará o centro histórico em um grande restaurante ao ar livre. Segundo o prefeito, Remigijus Šimašius, “isso ajudará a cidade a trabalhar, manter empregos e permanecer viva”.


Regras e mais regras

Ainda que ideias criativas como as de Amsterdã e a de Vilnius sejam bem-vindas, a tendência é que todos os países do mundo tenham que estabelecer regras para o funcionamento de bares e restaurantes. Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o governo publicou as normas para que os estabelecimentos possam funcionar. São elas:

  • Não ultrapassar 30% de sua capacidade total

  • Posicionar as mesas a 2,5 metros de distância umas das outras

  • Permitir no máximo duas pessoas por mesa

  • Oferecer meios de pagamento eletrônico

  • Oferecer álcool em gel

  • Esterilizar e desinfectar os espaços e objetos frequentemente

  • Exigir que funcionários e clientes usem máscaras e luvas

  • Proibir a entrada de funcionários e clientes que apresentem qualquer sintoma de doença infecciosa

  • Utilizar materiais descartáveis

Abu Dhabi também proibiu que os restaurantes, bares e cafés ofereçam narguilés aos clientes, hábito dos mais comuns na cultura árabe.



8 visualizações
Screenshot_1.png

Conheça o Brasil

 

Viu ? São muitas as opções para você e sua família viajarem fugindo das praias do nordeste, nós separamos somente seis, mas o Brasil é enorme, tem 5 570 municípios e o distrito federal, e com certeza, todos tem uma experiência diferente e única que você só vive por aqui. Gostou das opções? Não? Impossível! Mas caso não tenha gostado, entre em contato conosco que podemos sugerir outros destinos tão incríveis como esses.

 

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS PROMOÇÕES PARA CONHECER O BRASIL!

Rua São Tomé, 262

Campinas, SP 13068-405

contato@novoturismo.com.br

© 2020 por Novo Turismo.

Orgulhosamente criado com Super 8 - MD

Assine a nossa newsletter