top of page

Parque suspenso pertinho de SP permite andar pelo meio da Mata Atlântica


Quem vive na correria e experimenta diariamente o estresse e a tensão gerada por barulho e poluição típicos de grandes metrópoles como São Paulo precisa saber que, muito perto da capital, existe um verdadeiro paraíso verde que merece ser explorado.


Localizado na Rodovia Imigrantes, em São Bernardo do Campo, a cerca de uma hora de São Paulo, o Parque Ecológico Imigrantes permite passeio, contemplação e contato direto com a natureza, no coração da Mata Atlântica.

Inaugurado em 2018, o Parque Ecológico Imigrantes foi todo construído com ideais sustentáveis, com técnicas e conceitos de bioconstrução, que reduz o impacto ambiental.



Parque Ecológico Imigrantes: atrações

Dedicado ao estudo e à preservação, o parque ecológico possui uma área de quase 500 mil metros e é um oásis perfeito para fugir da paisagem cinzenta da cidade grande. O passeio permite conexão com a fauna e a flora local por meio de suas seis diferentes trilhas.

O principal ponto de vista do parque está em sua passarela suspensa, a partir de onde é possível admirar toda a beleza da floresta.

Detalhe: a ponte elevada foi toda construída com madeira plástica, resultado de reciclagem de resíduos plásticos.

As trilhas permitem uma verdadeira imersão na natureza e conduzem os visitantes à imponência da mata fechada.

A maior delas, a Trilha dos Macacos, demora quase três horas para ser percorrida, mas é possível ainda caminhar por trilhas bem menores e mais tranquilas, como a Trilha das Samambaias.



Outra característica notável do Parque Ecológico Imigrantes é sua preocupação com visitantes portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Os espaços contam com rampas de acesso, bondinho e recursos eletrônicos que permitem que cadeirantes e deficientes visuais, por exemplo, também desfrutem da natureza em sua plenitude.


Até o dia 6 de abril de 2020, a visita ao Parque Ecológico Imigrantes é gratuita. A partir da data, os ingressos passarão a custar R$ 20 no ingresso. Os passeios pelo parque são monitorados e, para visitar, é preciso re