top of page

Maceió: conheça tudo sobre a magnífica capital do estado de Alagoas!


Maceió é a capital do Estado de Alagoas, e nela se encontram belezas naturais inigualáveis. Dona de um charme incomparável, Maceió oferece aos seus visitantes tudo o que eles desejam para umas férias de sonho. Se ainda não conhece a cidade, vale a pena ler esse guia completo que preparamos para você.0


Sobre a cidade de Maceió

O município de Maceió está situado na microrregião homônima e na mesorregião do Leste de Alagoas. Com uma área total de 511 km quadrados, este município engloba uma grande variedade de atrações, sendo as suas praias e lagoas as mais procuradas.

Maceió faz divisa com as cidades de Rio Largo, São Luís do Quitunde, Satuba, Paripueira, Marechal Deodoro, entre várias outras, sendo a BR-101, BR-316, BR-104 e AL-101 as vias de acesso.

Com uma temperatura média anual rondando os 25 a 29 graus centígrados, é o clima perfeito para passar umas férias com um clima agradável e ameno.

Maceió conta com, aproximadamente, 1.000.000 habitantes (1 milhão de habitantes), o que faz dele o município mais populoso do estado de Alagoas. As pessoas são exemplares, de um carácter único. Humildes, bem-humorados, e sempre prontos a ajudar. Esse é o povo de Maceió, que une as origens e tradições à modernidade.

Maceió tem ainda um arquipélago, o qual é constituído por um conjunto de 9 ilhas – Bora Bora, Irineu, Almirante, Fogo, Um coqueiro Só, Cabras, Santa Marta, e Andorinhas. Aqui se encontra um dos mais famosos complexos hoteleiros, sendo um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas.

O município conta com um Aeroporto Internacional, sendo assim um dos grandes centros turísticos brasileiros.

Um dos grandes trabalhos elaborados pela capital foi o travamento da violência. Os últimos anos foram de queda acentuada dos crimes e violência, retirando a capital do ranking dos mais perigosos. Uma vantagem para o turismo, pois as pessoas se sentem em segurança.


As praias de Maceió


Todas as praias de Alagoas são muito famosas por sua beleza, mas as de Maceió, em particular, são ainda mais belas.

Tem várias praias completamente desertas, como a Praia do Carro Quebrado, a Praia Ponta do Gamela, ou a Praia de Ipioca.

Tem também outras praias urbanas, bem movimentadas, e com uma infraestrutura destinada a turistas bem grande e diversificada, como é o caso da Praia da Avenida, a Praia de Maragogi, ou a Praia de Coruripe.

Todas elas são de uma beleza natural ímpar, e não existem outras iguais. Esta região é protegida por recifes, o que faz com que as praias do município formem lindas piscinas naturais.

Por exemplo, a Praia de Pajuçara é considerada uma das que possuem as piscinas naturais mais bonitas do mundo, sendo que elas se encontram a cerca de 2 km da costa, tendo sido formadas por conta dos anéis de recifes de corais.

Além das piscinas naturais, em várias praias do município pode praticar diversos esportes náuticos, como o mergulho, windsurf, ou surf.

No litoral sul do município destacam-se as praias de Coruripe, do Delta do São Francisco, das Dunas do Marapé, da Lagoa do Pau, de Pontal do Peba, e a Praia do Gunga.

No litoral norte destacam-se as praias da Ponta do Gamela, do Carro Quebrado, da Ilha da Croa, de Japaratinga, de Maragogi, do Passo de Camaragibe, e de São Miguel dos Milagres.

Já no centro de Maceió podemos destacar as praias de Guaxuma, de Ipioca, do Pontal da Barra, de Ponta Verde, da Avenida, de Cruz das Almas, de Sete Coqueiros, de Jatiuca, da Barra de São Miguel, do Francês, de Paripueira, da Sereia e do Sonho Verde.

As lagoas de Maceió/Alagoas


Em Maceió formou-se, por várias centenas de anos, vários terrenos alagados, os quais se constituíam por causa do acúmulo de sedimentos que eram trazidos pelo rio Mundaú e pelo rio Paraíba do Meio. De tal forma se foram acumulando que acabaram por fechar as fozes destes rios, formando as Lagoas Mundaú e Manguaba.

A cidade cresceu ao redor destes alagadiços e restingas, que deixam a paisagem de Maceió ainda mais especial e deslumbrante.

A lagoa Mundaú fica no Pontal da Barra, a apenas 4 km do centro de Maceió, e tem dezenas de pequenas ilhas, as quais poderá conhecer nos passeios de barco pela Lagoa.

Já a Lagoa de Mangaba é a maior de todo o Estado de Alagoas, contando com um total de 34 km quadrados. Os passeios por essa lagoa levam-no a passar por várias ilhas e ilhotas, sendo que elas são os principais atrativos de Mangaba. O encontro das águas doces da lagoa com a água salgada do mar tornam a paisagem natural simplesmente inesquecível.

Tem também a charmosa Lagoa da Anta, na praia da Jatiúca, que embora seja bastante mais pequena, vale muito a pena por se encontrar bem de frente para a praia.

Pontos turísticos de Maceió


Existem vários pontos turísticos em Maceió, os quais vão mais além das praias e lagoas. São diversos os monumentos da capital, e alguns deles não pode deixar de ir.

Desde monumentos, a museus, mirantes, e teatros, a capital de Alagoas é um mundo a ser descoberto.

De entre os mais importantes podemos destacar os seguintes:


  • Catedral Metropolitana de Maceió – Construída em 1840, e inaugurada em 1849. O edifício engloba vários estilos arquitetônicos distintos, como o neoclássico e o coríntio.

  • Biblioteca Pública Estadual de Alagoas – Com mais de 90