A Lagoa do Taquaral, em Campinas, vai ganhar uma tirolesa de 700 metros de percurso e 22 metros de altura. A novidade foi anunciada na tarde de hoje (10) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) que assinou uma ordem de serviço para o início das obras. O equipamento de aventura tem previsão de inauguração entre maio e junho deste ano.
O novo equipamento de lazer tem valor estimado de R$ 200 mil. Mas o investimento não será feito pelos cofres públicos, será uma concessão a uma empresa privada. Segundo a Prefeitura, 30% do valor dos ingressos serão revertidos ao fundo de manutenção do parque.
O modelo de funcionamento da tirolesa segue o que já acontece com os outros equipamentos de lazer do parque como os tradicionais pedalinhos e o bondinho, será de responsabilidade da empresa terceirizada, que fará a implantação e a manutenção.
A TIROLESA
O passeio na tirolesa terá, contando o trajeto de ida e volta que passa por cima do lago do parque, a duração de cerca de dois minutos. A atração será instalada perto da área onde ficam os eucaliptos, no Portão 1 do parque, e o percurso vai até próximo a área da Caravela. A torre mais alta será de aproximadamente 22 metros de altura.
Para curtir a tirolesa será necessário ter a idade mínima de 5 anos (acompanhado de pais ou responsáveis até 18 anos). O ingresso terá o valor de R$ 30,00 e os usuários estarão equipados com capacete e colete salva-vidas.
A princípio, a atração começará a funcionar aos finais de semana, mas o funcionamento deverá ser estendido para os dias da semana. O Parque Portugal recebe em média 70 mil visitantes por semana, sendo 50 mil aos sábados e domingos.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, a tirolesa tem objetivo de ser mais uma opção de lazer para os moradores da cidade. "É uma atração a mais e uma opção aos frequentadores do parque, que vai atrair mais pessoas para realizar uma atividade também radical", disse.
Para o prefeito Jonas Donizette, a construção significa mais opções para espaços de vivência. "Nosso intuito é trazer mais lazer para as pessoas. A lagoa é um símbolo disso, de memória emocional, e tenho certeza que será uma opção fantástica para a população", afirmou.
O PROJETO
Na área do parque será construída quatro torres para embarque e desembarque dos usuários. No percurso de ida, a altura da torre de saída (ponto A) será de aproximadamente 22 metros (o usuário terá que subir uma escada para acessar o ponto), com a chegada em um local (ponto B) de oito metros de altura. Já no retorno, o usuário deverá subir mais uma escadaria de 14 metros para chegar à torre de volta (ponto C).
Segundo o proprietário da empresa Eco Axxion Lazer e Aventura, Jerri Anderson de carvalho Mineiro, a tirolesa será construída conforme a legislação, com desnível variando próximo a 6%.
Segundo o responsável pela nova atração no parque, há dez anos havia mantendo o sonho da construção da tirolesa na Lagoa. "Eu trabalho nisso há 12 anos, sempre passava na Lagoa do Taquaral e imaginava ali uma atração para brincadeira, diversão das pessoas.
No ano passado eu consegui o contato com a Secretaria de Esportes, e sugeri a criação da tirolesa, que foi muito bem recebida", comentou.
Ainda segundo Mireiro, o projeto foi discutido por cerca de oito meses, aguardando a aprovação legal. A criação da atração foi aprovada pelas secretarias de Serviço Público, de Planejamento e Urbanismo e Setec (Serviços Técnicos Gerais).